Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades – 9 anos

A ACLH – Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, fundada a 06 e instalada no dia 21 de abril 2015 chegou aos 09 anos de existência. A comemoração aconteceu exatamente no dia 21 de abril de 2024, no auditório do Centro Educacional Dr. Joel Oliveira, na Praça da Bandeira em Cristinápolis Sergipe.

Foram Mestres de Cerimonias o confrade Lucas Lamonier e as confreiras Maria Cecilia e Mariza Medreiros.

O dispositivo foi formado pela professora Solange da Gama Pinheiro – presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, Mariza Medreiros – tesoureira, Pedrinho de Balbino – prefeito de Tomar de Geru, Domingos Pascoal – presidente de honra, Franklin Rolim – presidente da Academia de Letras de Aracaju, Carlos Alexandre – presidente da Academia Gloriense de Letras, Aberlânio Ancelmo – Secretário Municipal de Educação, Maria Salete da Costa Nascimento representando a Academia Dorense de Letras, Hélio Oliveira representando a Academia Estanciana de Letras e Walisson dos Santos -Secretário Municipal de Cultura de Cristinápolis.

Foram anunciados os eventos que se seguiram durante toda a sessão: lançamento do livro do professor/escritor/músico/acadêmico, maestro GILMAR CORREIA DA CONCEIÇÃO. Foi lançado, também, o edital da II Antologia Literária da ACLH: “DANDO VOZ ÀS PALAVRAS”.

Foram feitas homenagens póstumas com a entrega de placas honorárias ao DR. JOEL DE OLIVEIRA, “in memoriam”, que foi representado pelo agente cultural ROOSEVELT JUNIOR.
A D. CHICA DE SÃO ROQUE, “in memoriam” recebido pelos Membros do Grupo Bomfim, representado por sua filha SAMARA SILVA SANTOS e suas netas e netos: Maria Tainara Silva de Jesus, Josefa Tainá Silva Santos, Rayris dos Santos Silva, Franciele Mendes de Oliveira, Arthur Gael Mendes da Silva, Enzo Gabriel Mendes da Silva, José Tiago Silva de Jesus.

Foram apresentados dois projetos de cunho literário: “O MUNDO DIVERTIDO DA LITERATURA”, da Secretaria Municipal de Educação de Tomar do Geru, representado, no presente evento, pela secretária, Iara Soares Costa, e a coordenadora de Educação Infantil, Raimunda Maciel.

E, o “PROJETO ESTRELAS LITERÁRIAS,” do Colégio Trindade e Silva em Cristinápolis que contou com a presença dos diretores do colégio professor RAIMUNDO CARLOS e sua esposa, profª SANDRA SILVA, acompanhados das coordenadoras, professoras, secretárias, auxiliares responsáveis pela execução do projeto: Maria Eloisa de Souza Santos, Tássia Fernanda Lisboa Santos, Joélia Barbosa de Jesus, Deizaiane Alves dos Santos, Reânjeles Conceição Santos, Alesandra Santos de Almeida, Cleidecelia de Gois Santos, Renata Rosa da Rocha, Railda Caetano dos Santos e Jessica dos Santos Cruz.
O projeto contemplou e mudou a vida de doze estudantes, transformando-os em doze escritores: Anne Caroline Nascimento Paiva, Claudinei Rosalvo da Silva Júnior, Isabela Nascimento Oliveira, Manuelle França Bezerra, Júlia Almeida da Silva, Maria Yasmin Santos Silva, Sofia Santos de Almeida, Ana Clara Leal de Souza, Alice Maria Marques dos Santos, Heitor Paiva de Sena, Vanessa Cruz Gama, Manuela Soares dos Santos.

A participação musical ficou ao encargo do competente maestro MACIEL ALMEIDA, dos talentosos músicos da Sociedade Filarmônica São Francisco de Assis e, da nossa querida Amiga e grande intérprete da música popular brasileira MIRIAM ALVES.

Na chegada a Cristinápolis dia 21 de abril de 2024
Sociedade Filarmônica São Francisco de Assis maestro Maciel Almeida.
Miriam Alves – intérprete da música popular brasileira